sexta-feira, 17 de setembro de 2010

LEGAL: Praias exóticas


Estamos acostumados com as praias do Brasil onde a maioria tem grãos de areia com tons beges, algumas mais escuras, outras mais claras, mas a maioria tem o mesmo tom.
Segue uma sequência de imagens onde vamos poder admirar grãos de areia com tons bens diferentes!
Papakolea  Green  


É chamada de praia verde. Fica localizada em South Point, no Hawaí. Sua areia verde oliva é impressionante, olhando rápido, parece grama. As rochas possuem cristais cor de oliva (peridoto), conhecidos como “diamante hawaiano”.  A coloração da areia  é em decorrência da grande quantidade de cristais que foram banhadas pela lava do vulcão, levando fragmentos dos cristais para dentro do oceano, dando essa coloração à areia. A constante erosão do vulcão assegura o abastecimento estável da areia cor de oliva, deixando a paisagem atraente a quem visita.
Punulu
Também está localizada no Hawaí. Sua areia negra é formada pela lava que escorre para o oceano devido à grande atividade vulcânica do Parque Nacional dos Vulcões. O lugar, por ser cheio de rochas é muito perigoso para nadar, entretanto na praia podem ser avistadas inúmeras tartarugas. É proibido levar qualquer amostra de terra ou rocha do local. Diz a lenda local que se a pessoa ousar levar areia ou pedra do lugar será amaldiçoado pela deusa hawaiana do vulcão até que devolva o que pegou.
Praia de Pfeiffer: grãos coloridos!


Pfeiffer Beach fica em Big Sur na Califórnia. Suas rochas são ricas em granada de manganês. A coloração é devida a esse minério que escorre das montanhas com a água da chuva. O resultado é a bela coloração: um roxo, com rosa, com azul... Essa é a mesma praia do post de fotos de astronomia.
Praia de Hayms
Esta praia fica na Austrália e foi considerada pelo Guinness Book como a areia mais branca do mundo. Até as flores são brancas!
Sem areia
É isso mesmo. Eu sei que praia é sinônimo de areia, mas em Nice, na Riviera Francesa não é assim. E dizem que as pessoas esticam suas cangas na pedra mesmo e se põem ao sol.   
Mas, pedra no lugar de areia não é privilégio só de Nice: a praia de Etrat, na Normandia, abaixo, também é só pedregulho.
Kaihalulu Beach
Essa praia de areia vermelha fica na ilha de Mauí, a principal ilha do arquipélago hawaiano. É uma das poucas praias de areia vermelha, que contrasta com a água azul turquesa e o verde da montanha Cindercone. A colina verde é rica em ferro, razão pela qual a areia possui essa cor vermelha escura. É uma praia extremamente isolada e exige uma caminhada perigosa para chegar lá. Uma paisagem realmente diferente e um tanto quanto pitoresca.
Praia de Perissa
Localizada na ilha grega de Santorini. Sua origem vulcânica a privou de ter areia fofa e branquinha. As areias são cinzas. Nesta ilha também tem uma praia vermelha e uma praia de pedras.
 Monazíticas
Eu não podia deixar de fora a praia da areia preta de Guarapari. Com faixas douradas e pretas (tigre??) e rica em monazita, suas areias escuras tem poder medicinal e alto teor radioativo. Além dos jovens, é freqüentada por idosos que costumam se enterrar em suas areias e curtir suas ondas fracas.
E aí gostou do meu momento Discovery? Então comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário