segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HISTÓRIA!!! Olha o passarinho!

Finalmente me inspirei para postar uma das minhas histórias. Eu até rascunhei várias, mas nenhuma me inspirou a postagem, mas desta vez vai.

Essa história aconteceu em Lima, capital do Peru. Viajávamos em três casais e estávamos aproveitando para "gastar" o  nosso Portunhol. 

Um dos nossos colegas até que se virava direitinho no espanhol, mas o restante de nós colocava tudo no diminutivo: "pequenito", "rapidito" e por aí vai...

Quando estávamos visitando a Plaza das Armas reparamos que estava cheio de pombos (como é normal em toda capital e quase toda praça). Então, palhaça como eu sou, na hora da foto, ao invés de dizer "olha o passarinho" eu lancei "mira la pombita".

É lógico que a foto ficou linda, porque todo mundo riu muito. Mas o colega "sabe tudo" em espanhol começou a me sacanear. Lembro de alguém ter dito: "com certeza essa ave deve ter outro nome". Como ninguém sabia, ficou "pombita" mesmo  e em todas as fotos, o mesmo jargão: "mira la pombita".

Num dado momento do dia contratamos uma guia para fazer um passeio pelo centro histórico e quando fomos tirar mais uma foto, novamente soltei : "mira la pombita". Novas gargalhadas e tive uma idéia: vou perguntar à Isabele (nossa guia) que era muito solícita em me iniciar no espanhol (também motivo para me sacanearem) como se chamava aquele pássaro tão presente naquela praça.

Todos nos rodearam para ouvir. Acho que alguns ainda torciam por mim, acreditavam que fosse "pombita", mas Isabele esclareceu: "la Paloma".

A gargalhada rolou solta, e como não podia deixar de ser, durante todo resto da viagem nada era melhor para conseguir bons sorrisos, do que um "mira la pombita".

 Plaza das Armas com suas "pombitas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário