terça-feira, 28 de setembro de 2010

ABOBRINHAS: O Sonho

Sonho sempre foi uma coisa que eu valorizei muito porque acho que são retratos de nosso inconsciente. Meus sonhos sempre me ajudaram a entender quem eu sou ou então, determinado momento de minha vida.
Domingo eu acordei com uma frase na cabeça e resolvi escrevê-la pra não esquecer: Macetato de Milíade Carníneo Uniforme. Não é erro de digitação, essa era a frase.
O que significa isso ? Não sei, você sabe?
Resolvi investigar. Consultei três dicionários diferentes: Priberam, Aurélio e Michaelis.
Comecemos pelo “macetato”.
Não existe nada com esse nome. O mais parecido é Acetato ou Macetado. O primeiro é um ânion de sal orgânico ou éster do ácido acético (não ajudou muito). O segundo é: particípio passivo singular masculino do verbo macetar (ajudou???)
Aprofundando, descobri que: Acetato é um sal resultante do ácido acético com uma base ou também uma película ou folha de material transparente onde se escreve ou imprime ou que se destina a ser reproduzido com um retroprojetor, popularmente conhecido como transparência. (Até que enfim alguma coisa que eu conheça!!)
Já Macetado é bater no cinzel com um instrumento de ferro chamado maceta,  ou tintas moídas por um pedra chamada de maceta. Pode ser ainda a maçaneta de bombo (????)e  encontrei ainda que maceta é como é chamado um cavalo que tem as mãos doentes ou defeituosas (cavalo tem mão??) Acho que o significado mais lógico é o  segundo, né?
E milíade? Também não existe nada com esse nome.  Também achei duas palavras parecidas: Miríade e miíase. Vamos aos significados. O primeiro deriva do grego murias que significa dez mil e no sentido figurado é “grande número” e miíase é uma doença ocasionada pela larva de certos insetos dípteros, que são insetos que tem duas asas, p.e, mosca.
Terceira palavra: Carníneo. Quem chutou que essa palavra não existe acertou! Também só achei parecida e dessa vez só uma: carmíneo. Que é algo da cor carmim, que é um vermelho muito vivo.
Decidi verificar a palavra “Uniforme” já que as outras também foram surpresas para mim. Tem dois significados: um relativo a vestimenta, quando esta é idêntica para toda uma corporação, uma farda. E também é aquilo que só tem uma forma, que é regular, constante, não varia nada.
Conclusão: será que esse sonho queria me dizer alguma coisa? SE quis foi uma das seguintes opções:
a)    Grande número de Transparências vermelhas regulares
b)    Transparência vermelha com doença causada por larva de mosca constante
c)    Tintas vermelhas moídas em grande número de forma constante.
d)    Tintas vermelhas moídas para doenças causadas por larva de mosca regularmente.
Como nada disso faz sentido, fiz uma tradução livre: Uniforme vermelho transparente para larva de mosca.

2 comentários:

  1. Minha profética escritora, será que seu sonho pode ser uma premonição, um prenúncio da chegada de um ser do sexo feminino (acetato =>esmalte, etc)- dizem que ela está doente,"sem conteúdo" (transparente portanto), que virá acompanhada por "numerosa" horda de seguidores(Dic.:horda: bando de pessoas indisciplinadas, de malfeitores: uma horda de bandidos), todos "vermelhinhos", verdadeiros "vermes" que irão comer internamente seu hospedeiro (Brasil?)? ("UaHAHAHA"...medo ... horror...). Acho que você tem algum DNA do Nostradamus... Espero que não!!! .....Outubro/2010 - antes do 2º turno da eleição presidencial (imagine fundo musical do Dartvader, para finalizar)... "BigEar"

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa interpretação! Mas como uma larva de mosca espero que a tal "vermelhinha" possa ser esmagada! rsrs

    ResponderExcluir