sábado, 25 de setembro de 2010

EXPRESSÃO: Charlie Harper e política. O que eles tem em comum???

Aparentemente nada não é mesmo? Para quem não conhece, Charlie é um personagem de um seriado americano "Two and a half men", uma comédia de sucesso com vários anos de exibição. Charlie é um bon vivant , é solteirão convicto, mulherengo e mora à beira-mar em Malibu. Passa o dia de bermudas, e sabe por quê? O trabalho dele é em casa: ele é compositor de jingles para comerciais.

Eu posso cantar: "Quero trocar o meu sofá amarelo..." você já sabe o resto não é mesmo? Essa é a utilidade dos jingles, pouco usados no Brasil para associação com marcas.Aí está o ponto em comum: os jingles. Só que se fosse no Brasil, provavelmente Charlie só ganharia dinheiro na época das eleições. 

Porquê estou falando disso??? Estou de saco cheio dos jingles dos políticos. Eu, como Charlie, moro em frente ao mar, só que eu moro na Praia de Itaparica, em Vila Velha-ES. Os fins de semana tem sido insuportáveis! Acho que os carros de som devem fazer um acordo entre si, pois eles se sucedem um atrás do outro, com musicas que vão da insuportável garotinha que berra o número de seu candidato até um com estilo em samba enredo, que é impossível entender o nome ou o número do candidato. 

Os carros se deslocam em sequencia. Você ainda está ouvindo o último que passou quando começa a ouvir o que está chegando. É impossível dormir  ou trabalhar ou assistir TV no sábado à tarde ou no domingo.   Se fizer sol então, com praia lotada, ferrou de vez! Devia ser proibido um som tão alto. Já que se proíbe que os carros de som fiquem parados, também devia ter uma regulamentação obrigando um espaçamento mínimo, humanamente necessário, entre a passagem de um carro de som e outro.

Entre estes destaco o jingle do nosso ex-prefeito. Não parece um jingle, é uma música com o estilo marcante da banda Casaca. O jingle ficou tão bom que no seu horário político o ex-prefeito nem se digna a dizer quem é, o que fez, ou pedir votos, apenas deixa a música tocar.   

Outro que também destaco é um horroroso... Mas acho que a idéia é essa. É meio que uma técnica mneumônica, quanto mais esquisito e chato mais pegajoso fica em nossa cabeça. Este trás as sílabas RA-RE-RI-RO e nome da candidata... além de feio é repetido. Ela usou na última campanha eleitoral. 

É Charlie....ainda bem que você vive em Malibu, não sofre nos fins de semana e também porque por aqui acho que nem em época de política daria para salvar um dinheirinho, pois estão re-utilizando os jingles de campanhas passadas, ainda que horríveis.       
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário