sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

OPINIÃO: LIBERDADE DE EXPRESSÃO - O QUE É BOM PODE FICAR MELHOR!

Desde que conheci me acostumei e passei a AMAR este programa diário da CBN: Liberdade de Expressão. Eu ria sozinha dentro do carro das conversas entre Heródoto, Cony e Xexéo. TODOS os programas que ouvi,  sem exceção, sempre gostei de todos.
Um belo dia ouvi uma quarta pessoa participando... achei que tivesse apenas substituindo um dos titulares, mas descobri que não era verdade... A inclusão de mais um membro era definitiva! (FOI EM 15/01/2010)
Confesso que me senti meio invadida....Como assim mexeram no meu programa favorito? Ah vai estragar o programa! Eu fui pre-con-cei-tu-o-sa. Não quis nem saber quem era o “quarto elemento” !  Fiquei de mal com o programa e deixei de ouvi-lo por alguns dias.
Mas, como toda decisão tomada no calor da emoção não se sustenta, a minha também sucumbiu. Voltei a ouvir  e decidi me abrir para mudança.
A princípio meu argumento era bem feminista: "Ainda bem que pelo menos colocaram uma mulher, né?" Depois passou a ser racional: "Ela é uma intelectual, tem sempre visões tão diferentes...realmente valeu a pena mexer no time!" Depois passou a ser emocional: ELA É CAPIXABA!!!!!!!!!!!
É claro que eu sabia quem era ela.  Eu só não estava ligando o nome à pessoa, porque só ouvia a voz... Do jeito que eu amo meu estado, conclui finalmente que a mudança só podia ter sido para melhor: mulher, sábia, capixaba...
Peço perdão aos meus ídolos. Eu duvidei de vocês. Eu não acreditei que algo que fosse bom  pudesse ficar melhor. É o velho paradigma que foi quebrado: podemos sim mexer em time que está ganhando e ganhar com isso!
Segue abaixo, um pouquinho da história de cada um dos  meus ídolos:
Primeiro as damas!
Segundo informações extraídas de seu blog, Vivane Mosé é  capixaba e vive no Rio desde 1992. É psicóloga e psicanalista, especialista em “Elaboração e implementação de políticas públicas” pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escreveu e apresentou, em 2005 e 2006, o quadro “Ser ou não ser”, no Fantástico, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana.
Atualmente é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento e além de apresentar diariamente o Liberdade de Expressão, é palestrante e consultora. Dedica-se ainda a pensar os desafios das novas lideranças e as novas relações de trabalho na sociedade do conhecimento.
 Xexéo
Adorado por uns, odiado por outros... amado por mim !!!! Xexéo é assim, considerado por muitos como “polêmico” pra mim ele é pura ética e humildade. Ético, porque acima de tudo respeita seus pontos de vista e não fica querendo agradar todo mundo. E humilde, sabendo reconhecer quando pegou pesado ou foi injusto. Lembro-me dele no Dança dos Famosos elogiando a futura campeã Fernanda Souza, e reconhecendo que tinha mudado de opinião. Achei bárbaro!
Artur Xexéo é carioca nascido no bairro da Urca e criado em Copacabana. Jornalista formado pela FACHA depois de ter largado no terceiro ano o curso de engenharia da PUC. Dizem por aí que torce pelo Fluminense e para a escola de samba Vila Isabel. É editor e colunista do Segundo Caderno do Jornal O Globo, apresenta diariamente o Liberdade de expressão, além de colaborar com outros veículos de comunicação.

Cony
Taí um cara que eu admiro. Já fez tanto e acho que nunca trabalhou tanto na vida como trabalha atualmente. Sempre sabe responder a tudo que o Heródoto pergunta pra ele (e olha que ele faz cada uma!?) uma memória de dar inveja. Frequentou o seminário e enfrentou problemas de fala na infância. É um dos brasileiros dos quais mais me orgulho.
Carlos Heitor Cony já publicou contos, crônicas e romances. Como romancista conquistou muitos prêmios. É carioca e imortal da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos que se opuseram abertamente ao golpe militar de 1964. Além do Liberdade de expressão é comentarista da Band News e colunista da Folha de S. Paulo.Descobri no site dele que quando atuava como diretor da teledramaturgia da Rede Manchete, apresentou os projetos e as sinopses das novelas “A Marquesa de Santos”, “Dona Beija” e “Kananga do Japão”. Que tudo, não?
Fechando com chave de ouro!
O Barbeiro...Será coincidência ou influência que o levou a cursar História? Mas fez também Direito e Jornalismo. É um grande vencedor, pois resolveu deixar o trabalho em sala de aula com mais de 40 anos de idade para começar uma nova profissão. Como se não bastasse, já publicou quase uma centena de livros e recebeu o título de “monge budista leigo”.
Heródoto Barbeiro já foi apresentador do programa Roda Viva na TV Cultura. Apresenta o Jornal da CBN e é gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio - SP. Como apresentador, tem sempre uma tirada bem humorada, uma pergunta bem colocada, uma observação abusada... É o coração do Liberdade de Expressão. Além dele nesse quadro, adoro quando ele apresenta  “A Charge do Jornal”,  a “Rádio Sucupira” e quando dá aquela paradinha e sempre completa de forma criativa o nome do Clésio... Botelho.
Fica aqui minha humilde homenagem aos quatro!

Links  consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário