quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

EXPRESSÃO: Maior tragédia natural do Brasil. Natural ???

Todos temos visto as notícias sobre as tristes consequências das chuvas, principalmente no estado do Rio. Já somam mais de 700 mortos, 300 desaparecidos e milhares de desabrigados. Sem qualquer sombra de dúvida é uma tragédia. Mas só não sei o que tem de NATURAL nisso.

Este é o título que a mídia tem dado ao evento: Maior tragédia natural do Brasil. O que tem de natural nesta tragédia???? Era só o que faltava, colocar a culpa na natureza....

Estudando um pouquinho de geografia sabemos que se não fossem os movimentos internos da terra a tendência seria que ela fosse plana face os efeitos da erosão. Devemos classificar como tragédias naturais os tsunamis, terremotos, furacões... Chuva ainda que em grande quantidade não deveria ser classificada como uma "tragédia natural". As chuvas são perfeitamente previsíveis nos dias atuais. E desde sempre, todo verão chove.

Trata-se na verdade de uma TRAGÉDIA POLÍTICA. Afinal, são os gestores públicos que não deveriam permitir moradias nas encostas e áreas de risco, são eles que deveriam retirar os que já moram lá, dando-lhes moradia digna, são eles que deveriam realizar obras de prevenção e diminuição dos riscos.

Todos sabemos que é uma tragédia anunciada! Ano após ano é assim. Que culpa pode ter a natureza?? Em 2008 foi em Santa Catarina, 2009 na região norte com uma cheia de 23 metros do rio Amazonas. Em 2010 foi em Angra dos Reis/Ilha Grande e agora a região serrana do Rio. Não é difícil de imaginar que 2012 também nos reserva alguma tragédia!

A imprensa que tem um papel importante em nosso país deveria parar de entitular o fato como "Tragédia natural" e dar nomes aos bois de forma correta.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário